Uma moradora de Duque de Caxias foi contemplada pelo Prêmio Paulo Ramos, porém enfrenta problemas para receber o devido valor. Após diversas...
Uma moradora de Duque de Caxias foi contemplada pelo Prêmio Paulo Ramos, porém enfrenta problemas para receber o devido valor. Após diversas alterações na data de pagamento, a prefeitura teve problemas com o depósito, que já tem um atraso de dez dias corridos.
Após definirem a data do pagamento como 15/09, a moradora, que preferiu não se identificar, notou que, no dia seguinte ao prazo, o dinheiro não tinha caído na conta. Ela entrou em contato com o banco e foi informada de que havia acontecido um erro no ato do depósito, o número da conta havia sido digitado errado e, por isso, o dinheiro havia voltado.
Com essa informação, ela ligou para a Secretaria de Cultura e Turismo para informar o ocorrido. A Secretaria ficou de refazer o depósito, porém, até então, não foi realizado. Por diversas vezes, ela entrou em contato cobrando, mas nada foi resolvido.
Por mensagem, a informação que ela recebeu foi que agora isso não dependia mais da prefeitura. Segundo a mensagem, o depósito seria realizado via cheque, mas a Caixa Econômica fez a “gentileza” de processar os pagamentos através de ofício, mesmo não sendo obrigação deles. Por isso, eles informam que o processamento está sendo realizado e que não podem fazer nada além de aguardar.
Ainda por mensagem, eles informaram novamente a dependência da Caixa Econômica e sugeriram que procure a gerência para obter mais informações ou apenas aguardar.
“Houve uma seleção, fomos contemplados e não podemos receber. E a resposta que recebemos é que dependemos da boa vontade da Caixa Econômica Federal. Isso é responsabilidade da prefeitura. Me mandar procurar o gerente da Caixa foi o cúmulo do desrespeito”, a moradora relata.
A assessoria da prefeitura afirmou que está fazendo grande esforço para solucionar o problema e que acredita que os pagamentos sejam realizados em três dias, prazo dado pelo banco. Confira a nota completa:
“A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias (SMCT) informa que, em função de problemas e erros de informação das contas, alguns cadastros voltaram da Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelo pagamento dos recursos do Prêmio Paullo Ramos.
Vale esclarecer que inicialmente, os pagamentos aos premiados seriam repassados através de cheque nominal, a ser retirado na própria SMCT. Atendendo a solicitação Conselho e de representantes da Sociedade Civil, para que os recursos fossem feitos através de depósitos e transferências bancárias, evitando assim aglomeração na retirada dos cheques, o Secretário Municipal Cultura e Turismo buscou junto a CEF atender a essa proposta.
Depois de alguns acertos e negociação junto à CEF, a SMCT conseguiu transferir os recursos para grande parte dos 195 contemplados pelo prêmio Paullo Ramos. Para regularizar os pagamentos pendentes, a SMCT vem fazendo grande esforço, junto à CEF e com os premiados, para que os dados cadastrais sejam atualizados e corrigidos.
A SMCT informa ainda que na data de hoje, 05/10/2020, foi enviado uma lista atualizada – com os acertos solicitados. Assim, a expectativa é de que os pagamentos pendentes sejam efetuados em no máximo em três dias, prazo dado pela CEF para realização da transferência dos recursos que faltam.
A SMCT esclarece que mesmo com todas as convocações feitas, cerca de 5% dos premiados ainda não fizeram contato para atualização de dados, não sendo incluídos na última lista enviada à CEF.
A SMCT lamenta os transtornos ocorridos, mas reforça que os mesmos não são de responsabilidade da Secretaria ou da organização do Prêmio Paullo Ramos. Esclarece que os mesmos foram ocasionadas por erro nas informações prestadas pelos interessados, exigências na respectivas documentações ou erro na operacionalização da transferência, que resultou em estorno das operações bancárias.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias reafirma o seu compromisso com os trabalhadores de Cultura do município de Duque de Caxias.”
Via Diário Do Rio
COMENTÁRIOS