No último dia antes de a lei eleitoral no Estado entrar em vigor, no dia 1º de julho, políticos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, f...
No último dia antes de a lei eleitoral no Estado entrar em vigor, no dia 1º de julho, políticos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fizeram sete inaugurações.
A lei eleitoral proíbe que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas nos três meses que antecedem a eleição.
Entre os presentes, estavam o governador Cláudio Castro (PL) e o ex-prefeito Washington Reis (MDB), que será vice na chapa de Castro nas eleições. Estavam na maratona também outros pré-candidatos a deputado da região.
Casos semelhantes já foram registrados na Maré, na Zona Norte, e em Nova Iguaçu, também na Baixada. Outras inaugurações às pressas já tinham sido mostrados em Duque de Caxias.
No hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, foi anunciada a inauguração de uma nova clínica cirúrgica, novas enfermarias, um centro cirúrgico e um serviço de pronto atendimento.
"Entregamos a nova clínica cirúrgica do 4º andar, novas enfermarias, um novo centro cirúrgico e um novo spa (serviço de pronto atendimento)", diz a legenda de uma foto publicada nas redes sociais.
No entanto, funcionários denunciaram que o pronto atendimento não está funcionando, e que os médicos usam o centro obstétrico para operar porque o centro cirúrgico ainda está em obra.
"Única coisa que está funcionando é o quarto andar. O terceiro andar subiu para o quarto e eles falaram que vão iniciar a obra no terceiro. O SPA (serviço de pronto atendimento), que eles inauguraram, e o centro cirúrgico ainda estão em obra, não estão funcionando", disse em um áudio um morador, que não quis ser identificado.
Escola fechada
De lá, a caravana seguiu para inaugurar a escola municipal pastor Ernani Batista de Lima, em Xerém. Mas os professores avisam: ela ainda está fechada. Faltam grades, janelas e até móveis.
“Essa obra vem se arrastando já há muito tempo. Toda hora eles fazem propaganda da obra do prédio novo, que vai ficar pronto e nunca fica. Agora, inauguraram e a gente não tem previsão de quando que vai ter essa mudança mesmo.”, reclamou um morador.
"A escola nova, ela é adequada, tudo, mas ela ainda não tá pronta. Foi inaugurada mas os alunos não podem ir pra lá agora, só depois", lamentou.
Creche
A próxima inauguração foi da creche José Ataíde da Silva. No dia anterior, o próprio secretário de obras postou fotos na internet mostrando que a unidade ainda estava em construção.
Doze dias depois da inauguração, a creche, no bairro Chácara Rio-Petrópolis, está fechada. Quando a equipe de reportagem foi ao local, havia material de construção no chão, funcionários pintando a parede e uma ligação elétrica improvisada, com o fio subindo e chegando à creche pela janela.
Não há nenhuma placa indicando quando a creche começa a funcionar. No entanto, a placa do dia da inauguração, 1 de julho, permanece no local.
O Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense, que vai ser responsável pelo monitoramento com câmeras de diversas regiões, também foi inaugurado no dia 1º.
A reportagem do RJ1 encontrou uma caçamba em frente ao prédio, e viu luzes acesas apenas no segundo andar, e que nem o forro do teto tinha sido instalado.
Nota dos citados
O Governo do RJ disse que o governador Cláudio Castro participou das cerimônias a convite da prefeitura de Duque de Caxias, responsável pelas unidades e pelo funcionamento.
A Prefeitura de Caxias disse que a escola e a creche que mostramos foram inauguradas e entregues à população no dia primeiro de julho. E que agora a direção de cada unidade organiza os trâmites internos e a transição dos documentos para as novas instalações, para que na volta do recesso escolar os novos espaços sejam ocupados.
Sobre as áreas inauguradas no Hospital Adão Pereira Nunes, a Secretaria Municipal de Saúde disse que já estão em funcionamento os 24 leitos da nova enfermaria de ortopedia e os 41 novos leitos de enfermaria instalados no quarto andar da unidade.
A pasta não respondeu sobre o centro cirúrgico e o serviço de pronto atendimento. Sobre a unidade pré-hospitalar do bairro do Pilar, a prefeitura disse que a construção está nos ajustes finais.
Via G1
COMENTÁRIOS